Projeto estende área de proteção ambiental na Serra da Tiririca

O projeto de lei 2430/09 amplia os limites do Parque Estadual da Serra da Tiririca, localizado entre os municípios de Niterói e Maricá (região Metropolitana). A proposta, assinada conjuntamente pelos deputados Luiz Paulo (PSDB), Rodrigo Neves (PT) e Marcelo Freixo (PSol), tem o objetivo de pôr fim ao imbróglio da ampliação do parque, ao prever a anexação de uma área de 181 hectares no entorno da Lagoa de Itaipu à unidade de conservação.

Projeto estende área de proteção ambiental na Serra da Tiririca 1

Na justificativa, os autores explicam a importância do local. “Criado em 1991 graças a uma intensa mobilização comunitária, o Parque da Serra da Tiririca (Peset) é hoje um pólo de ecoturismo e lazer de Niterói e Maricá. Com 2.260 hectares, o parque protege áreas de Mata Atlântica, costões rochosos, restinga, mangue e banhados, o que o torna um refúgio para a fauna e uma área de crescente interesse para a pesquisa científica e educação ambiental”, diz o texto.

Criado em 1991 graças a uma intensa mobilização comunitária, o Parque da Serra da Tiririca hoje é um pólo de ecoturismo e lazer dos municipios de Niterói e Maricá. Com um total de 2.260 hectares, o parque protege áreas de Mata Atlântica, costões rochosos, restinga, mangue e banhados, o que o torna um refúgio para a fauna e uma área de crescente interesse para a pesquisa científica e educação ambiental.

 

Deixe um comentário