A comissão de representação da Alerj que visa o acompanhamento e investimentos a serem realizados pelos Governos Federal, Estadual e dos municípios envolvidos na catástrofe de 2011 na Região Serrana do Rio de Janeiro, presidida pelo deputado Luiz Paulo, recebeu na manhã de hoje o Secretário de Estado de Habitação Rafael Picciani para mostrar o esforço da secretaria em fazer o planejamento estratégico para habitações.
Picciani revelou que o Estado atualmente tem um déficit de 400 mil habitações, e que faltou ao Estado uma política de planejamento habitacional. Comentou ainda que está providenciando um plano de habitação de interesse social, “somando forças para morar seguro”, que pretende aliar o estado com os municípios. Foi pedido a 31 municípios que enviassem um mapeamento das áreas de risco, mas apenas 14 realmente o fizeram. O secretário reiterou diversas vezes que o estado precisa da colaboração dos municípios para que o programa dê certo.
Luiz Paulo solicitou ao secretário que assim que o programa esteja pronto, venha novamente à ALERJ para fazer uma audiência pública. E voltou a salientar que “a principal questão na Região Serrana é a habitacional” e que é muito importante “buscar todas as formas de fazer habitação”.
Na próxima quarta feira, o convidado da Comissão será o presidente da EMOP, Ícaro Moreno.