Procon-RJ multa dez grandes lojas por irregularidades na informação do preço
Foto: Assessoria de Comunicação Procon-RJ

Procon-RJ multa dez grandes lojas por irregularidades na informação do preço

Procon multa empresas que desrespeitam Lei do Deputado Luiz Paulo

O Procon do RJ em vistoria pelo Rio de Janeiro, multou diversas lojas que estão infringindo a lei 6382/2013, do deputado Luiz Paulo, que obriga as lojas a disponibilizarem em seus encartes os nomes das marcas de todos os produtos.

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As lojas atuadas foram Ponto Frio, Americanas, Carrefour, Ricardo Eletro, Casas Bahia, Casa e Vídeo, Toque a Campainha, Tele Rio, Monte Carlos Jóias e Shopping Matriz (Foto: Assessoria de Comunicação Procon-RJ)

Fiscalização do Procon-RJ, realizada na quarta-feira (17/04) no Centro do Rio e nos principais shoppings da cidade, autuou e multou dez grandes lojas por descumprimento das leis estaduais 6419/13 e 6382/13 – , que estabelecem a obrigatoriedade de os anúncios de produtos terem a marca e também o preço à vista em algarismos maiores do que o valor do pagamento parcelado.

Batizada de ‘São Tomé’ e determinada pela Secretaria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, a operação flagrou irregularidades por parte dessas lojas, e algumas delas foram multadas duas vezes – a multa aplicada foi de 1.000 UFIRs por cada loja com propaganda irregular.

A operação contou com a participação de três equipes do Procon, que atuaram simultaneamente em três frentes diferentes: uma foi para o Barra Shopping, outra para o Norte Shopping e uma terceira para o Centro da Cidade. Os fiscais também estiveram no Via Parque, na Barra da Tijuca.

E em todos esses locais foi detectado descumprimento das duas leis pelas lojas multadas.

No caso das lojas Ricardo Eletro, Shopping Matriz, Americans.com, Carrefour, Casas Bahia e Ponto Frio, elas também foram multadas por irregularidades em encartes colhidos nos estabelecimentos comercias e nos jornais promocionais.

“Se os comerciantes e fornecedores de serviços já resistem a cumprir o Código de Defesa do Consumidor, com 22 anos de existência, imagina uma lei de 2013. É por isso que autuamos tantas lojas. Isso revela o desrespeito que se tem com os consumidores”, critica a secretária de Proteção e Defesa do Consumidor, Cidinha Campos.

Balanço final da operação:

Barra Shopping:

Ponto Frio-

Lojas Americanas

Carrefour

Ricardo Eletro

Irregularidades:Não cumprimento das leis 6419/136382/13e ausência de informação

Via Parque:

Ponto Frio

Casas Bahia

Ricardo Eletro

Irregularidades:Não cumprimento das leis 6419/136382/13e ausência de informação

Lojas Americanas

Casa e Video

Toque a Campainha

Irregularidades:Não cumprimento da lei 6419/13 e ausência de informação –

Centro do Rio:

Ponto Frio = 2 lojas

Casas Bahia= 2 lojas

Ricardo Eletro = 2 lojas (sendo uma descumprindo as 2 leis)

Tele-Rio = 2 lojas

Lojas Americanas = 2 lojas

Casa e Vídeo

Irregularidades:Não cumprimento da lei 6419/13 e ausência do CDC

– Norte Shopping

Casas Bahia = 2 lojas (sendo uma descumprindo as 2 leis)

Lojas Americanas

Casa e Vídeo

Ricardo Eletro

Ponto Frio

Monte Carlo Jóias

Carrefour

Irregularidades:Não cumprimento da lei 6419/13

 

Fonte: Procon-RJ