Venho saudar, efusivamente, a Universidade Federal do Rio de Janeiro por ter completado ontem 100 anos. É uma universidade de grande mérito no nosso país, por sua longevidade e pela qualidade da sua produção acadêmica.
Carreira ligada à formação na UFRJ
Tive a oportunidade de estudar engenharia na UFRJ e, também, a oportunidade de fazer mestrado em Transportes, na Coppe. Verifiquei, durante esse período, a importância estratégica dessa universidade no desenvolvimento econômico, em função da formação de profissionais altamente habilitados em diversos segmentos do processo de produção do Brasil.
A universidade e o projeto de desenvolvimento econômico e social
Verifico, passados muitos anos, que, cada vez mais, inovação, ciência, tecnologia, pesquisa, produção acadêmica continuam a avançar de forma positiva e avassaladora na UFRJ. Não é todo dia que uma universidade dessa qualidade completa 100 anos, coincidindo com a data da independência do Brasil, independência que só, de fato, iremos realizar, na sua plenitude, com projeto de desenvolvimento econômico e social, com a participação de muitas universidades federais, como a do Rio de Janeiro, e universidades estaduais, dando sua contribuição positiva para esse avanço.
A importância deste registro no país do negativismo pleno
Este registro é importante nesse exato momento, porque vivemos no país período de negativismo total – de valores, da ciência, da democracia, negativismo de reconhecer a própria história do Brasil. Por tudo isso não queria deixar passar a oportunidade de fazer a homenagem.