Luiz Paulo questiona o preço da Copa

Luiz Paulo questiona o preço da Copa

O deputado Luiz Paulo questionou o valor gasto até agora para a Copa do Mundo no Brasil em contratos com a Fifa, pois somente aqui custará R$33 bi enquanto as três anteriores custaram R$26bi.

Luiz Paulo questiona o preço da Copa 1

“Vou até mandar fazer um levantamento nesta Casa de quantos pronunciamentos fiz – e não fui só eu – em relação ao absurdo que foram os contratos que o Brasil, em especial o Rio de Janeiro, fez com a senhora Fifa, organização, e repito, investigada por corrupção. E não fui que inventei, foi alvo de todos os jornais. Um dos candidatos a Presidente da Fifa foi impugnado por outro acusado de corrupção. Aí vem um diretor da Fifa aqui no Brasil dizer que a Fifa é uma instituição não lucrativa. A Fifa pode ser, mas os membros da Fifa lucram e muito, e com negócios espúrios que impõem aos países para realização dos eventos.

Hoje eu ouvia parte da entrevista do Deputado Federal Romário, com conhecimento de causa, foi um excelente jogador futebol e campeão mundial, que levantou os custos dos países nas três últimas Copas do Mundo e isso chegava a 26 bilhões. A Copa do Brasil sozinha vai custar 33. E a Fifa não tem fins lucrativos e venderam a soberania nacional à Fifa, com a lei da Copa, a que eu me insurgi, com outros parlamentares, nesta Casa. Se o senhor for ao estádio no final de semana, o senhor vai beber dentro do estádio as marcas que eles quiserem e bem entenderem. A um quilômetro de raio ao longo do estádio não pode vender bebida, só aquela marca que a Fifa decidir. Cadê a soberania do País? Onde já se viu um jogo de futebol que num raio de um quilômetro só podem entrar as pessoas que tiverem o ingresso na mão. Cadê a liberdade de ir e vir? Quer dizer, se eu, cidadão, quiser passar numa rua próxima ao estádio mas não ir ao estádio, eu não posso. O Brasil vendeu a sua soberania para realizar uma Copa do Mundo,e ainda tem gente que levanta aqui a seguinte questão: será que há alguma hipótese de eles tirarem a Copa do Mundo daqui? É claro que não, Sr. Presidente, essa hipótese inexiste, porque a rentabilidade dele aqui é imensa. Até para ver do jogo do Taiti tem 50 mil pessoas para assistirem.

Então, Sr. Presidente, eu acho que o grande protesto que se tem que fazer, também, nas ruas, é contra o absurdo dessa entidade que foi acatada neste País para espoliar os cofres públicos.”