No momento, você está visualizando Luiz Paulo pede esclarecimentos de redefinição de limites do Parque Estadual dos Três Picos

Luiz Paulo pede esclarecimentos de redefinição de limites do Parque Estadual dos Três Picos

A Assembleia Legislativa apreciou nesta quarta-feira, o projeto de lei 2.504/13, em que o Poder Executivo redefine os limites do Parque Estadual dos Três Picos, que abrange áreas dos municípios de Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo, Teresópolis, Guapimirim e Silva Jardim. Ele extingue a estação ecológica estadual do Paraíso, em Guapimirim, e incorpora sua área ao parque. O deputado Luiz Paulo acredita que um projeto dessa relevância precisa de explicações técnicas contundentes e conseguiu junto ao Presidente da Casa que o Secretário Minc venha na próxima semana comentar o projeto e que o prazo para recebimento de emendas fosse estendido para daqui uma semana.

Luiz Paulo pede esclarecimentos de redefinição de limites do Parque Estadual dos Três Picos 1

“A área ambiental do Governo pretende extinguir uma estação ecológica e duas áreas de proteção ambiental e incluí-las no Parque Estadual dos Três Picos. Anexa um extenso memorial descritivo das áreas: a estimativa daquela área, seus limites geográficos e a nova conformação do Parque.

Ora, como esta Casa pode ler essas coordenadas geográficas, quando o mapa que vem anexado tem uma escala mínima e não pode ser expandido? Além do mais, faltam explicações técnicas mais detalhadas que embasem fundamentalmente o porquê dessas três modificações.

Nesse sentido, fiz ofício, segunda-feira, ao presidente da Casa para que S.Exa. retirasse de pauta a matéria, Deputada Clarissa, e aqui viesse a área ambiental do Estado, com um mapa em escala adequada, e promovesse todas as explicações devidas as senhoras e aos senhores Deputados. Se não estaríamos fazendo Emendas aleatórias, em cima da nossa fantasia, em cima da nossa imaginação.”

Ele ainda explicou em plenário que mesmo assim, produziu diversas emendas e que o parque precisa das delimitações tamanha a sua importância não apenas para as cidades que o cercam.

“O Parque Estadual dos Três Picos é extremamente importante para nossa Região Serrana; extremamente importante para nossa Região Metropolitana.

Isto posto, os senhores Deputados mesmo assim produziram, seguramente, mais de uma dezena de emendas. O Presidente acolheu em parte a nossa proposta. Virá aqui o Secretário do Ambiente e sua equipe, na terça-feira, às 11 horas, na Sala da Presidência. Os senhores líderes e parlamentares que desejarem devem estar presentes para ouvirem a equipe ambiental fazer a exposição sobre o tema, para que possamos continuar com a apresentação das emendas até a próxima quarta-feira. Esse é um projeto ambiental da maior relevância.”

O texto ainda prevê a desapropriação dos imóveis localizados na área do parque.