A Comissão Especial sobre Governança da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, a qual o deputado Luiz Paulo é membro efetivo, fez sua primeira reunião ordinária hoje, para a oitiva do subsecretário da Região Metropolitana, Vicente Loureiro, que apresentou o Plano Estratégico para a Região Metropolitana.
Ele salientou que é preciso trabalhar de forma integrada (estado e municípios) para que o plano funcione adequadamente.
O plano deve eleger o modelo de metrópole a ser viabilizado no curto e médio prazo considerando o horizonte dos próximos 15 anos. Dentre alguns objetivos propostos estão:acessibilidade e mobilidade, saneamento ambiental e urbanização,bem como reestruturação econômica.
Diante da preleção de Loureiro, o deputado Luiz Paulo salientou que para que este plano tenha plena efetividade é necessário que o estado tenha um órgão gestor metropolitano.
O plano entremeou o espaço da RM com os setores econômico, social e ambiental. A presidente da Comissão, Deputada Aspásia Camargo irá, de acordo com sugestão de Luiz Paulo, chamar os prefeitos da Região Metropolitana em blocos para que os mesmos sejam ouvidos e que o plano seja feito de forma integrante.