Neste domingo foi realizada a Convenção Estadual do Partido da Social Democracia Brasileira, PSDB, no Rio de Janeiro. O deputado Luiz Paulo foi reeleito presidente do partido com 191 votos dos 243 votantes.
Enquanto a votação se desenrolava, Luiz Paulo presidiu uma série de debates sobre os rumos do partido no Estado, e as temáticas que farão parte da Carta do Rio, a ser entregue na Convenção Nacional, daqui a duas semanas.
A ideia de Luiz Paulo é que temas como pacto federativo, plano estratégico para regiões metropolitanas, governança e as presenças femininas e jovens na política sejam debatidos em nível nacional, para que a integração seja muito maior.
Ainda citou o artigo de Fernando Henrique Cardoso no jornal O Globo deste domingo, que retratou a coexistência entre a democracia representativa e as redes sociais e que é nesta vertente que o PSDB precisa seguir.
O ex-governador do Rio de Janeiro, Marcello Alencar e o deputado Federal Otávio Leite, que concorreu a presidente do diretório municipal, o prefeito de Itaguaí, Luciano Mota, bem como diversos vereadores também estiveram presentes.
PSDB faz convenção e busca nome para disputar o governo
(Matéria extraída da Folha de S.Paulo)
Em meio a especulações de possíveis candidatos do partido ao governo do Rio, o PSDB realizou hoje as convenções municipal e estadual para definir a direção do partido no Rio.
Os encontros na Câmara de Vereadores confirmaram o deputado federal Otávio Leite para a presidência do diretório municipal e o deputado estadual Luiz Paulo Corrêa da Rocha para a executiva estadual.
Ainda falta definir o nome que irá concorrer ao governo do Estado no próximo ano. Os tucanos esperam definir o candidato até setembro.
A partir do dia 19, o senador Aécio Neves, pré-candidato à presidência da República, em 2014, também se dedicará à escolha de um nome. É quando ele assume o partido.
“O partido considera esse o plano A, o quadro ideal: ter um candidato ao governo do Rio. Se não encontrarmos um nome vamos pensar o que pode ser melhor para o partido”, afirmou o deputado federal Otávio Leite.
O perfil já está definido pelos tucanos: jovem, sem filiação política anterior e alinhado com as ideias do partido.
Nomes como o do treinador Bernardinho e o do apresentador Luciano Huck foram cogitados. Bernardinho chegou a ser convidado mas não aceitou concorrer ao governo do Rio.
A busca de um nome que representaria uma terceira via, simpática ao eleitor no Rio, na disputa se apoia nas votações expressivas obtidas no Estado nas eleições presidenciais de 2006 com a então senadora Heloísa Helena e, em 2010, com Marina Silva.
Veja a galeria de fotos da Convenção do PSDB RJ abaixo: