De autoria do deputado Luiz Paulo (PSDB), a lei dos temporizadores está funcionando a todo vapor no município do Rio de Janeiro. De acordo com levantamento da CET-Rio, são 167 temporizadores digitais funcionando em 84 localidades da cidade, diminuindo o valor de arrecadação da chamada “indústria da multa”.
A Lei dos Temporizadores prevê que equipamentos que fotografam e registram o avanço nos sinais de trânsito, conhecidos como pardais, só poderão ser instalados em locais em que os semáforos possuam temporizador digital de contagem regressiva. Segundo especialistas, essas infrações poderiam ser evitadas se o governo seguisse a determinação do Denatran em aumentar o tempo do sinal amarelo para cinco segundos, enquanto o praticado é de quatro segundos.
Para o deputado Luiz Paulo, a lei visa proteger a população e inibe também a arrecadação da indústria de multas, seja por passar no sinal vermelho ou em excesso de velocidade. “Isto diminui a colisão entre os veículos e também abate fortemente a questão da indústria das multas, pois na virada dos sinais os motoristas podem ficar com medo de serem atingidas na traseira do carro, pisam no acelerador e são multadas por avançar o sinal e também pelo excesso de velocidade”, explica o parlamentar.
Saiba onde estão funcionando os temporizadores digitais
Baixe o modelo de recurso contra multa em sinais com temporizadores digitais