No expediente final da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), em 26 de março de 2024, o Deputado Luiz Paulo abordou a necessidade de investigações profundas e transparentes para enfrentar desafios de credibilidade e confiança nas estruturas estaduais.
O deputado destacou a recente atenção ao caso do assassinato da vereadora Marielle Franco em 2018, enfatizando a necessidade de respostas e justiça. “Primeiramente, cito a indignação da sociedade brasileira com um assassinato que tisna a nossa democracia,” comentou Luiz Paulo, sublinhando a urgência de punição para os culpados e a realização de investigações abrangentes que possam esclarecer o caso completamente.
Luiz Paulo expressou preocupação com a surpresa frequentemente negativa resultante de investigações, que revelam falhas e problemas não previstos.
O deputado fez um apelo por uma “virada de página” histórica, que só pode ser alcançada por meio de investigações meticulosas. Ele defendeu a separação clara entre diferentes esferas para garantir que a justiça seja feita sem interferências ou conflitos de interesse. “Política, polícia e bandido não podem estar juntos e misturados: bandido é bandido; polícia é polícia; político é político. Se misturar, o final é sempre trágico, quer seja para a sociedade, quer seja para a credibilidade,” concluiu.
Luiz Paulo reiterou a necessidade de um compromisso contínuo com a transparência e a justiça para reconstruir a confiança pública e assegurar a integridade das instituições do estado.