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Deputado Luiz Paulo defende a Estrada de Ferro 118 como projeto mais amplo para desenvolvimento do Estado

Em discurso na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), no dia 6 de fevereiro, o deputado Luiz Paulo destacou a importância da implantação da Estrada de Ferro 118, no trecho Porto do Açú – Nova Iguaçu, além do trecho de Anchieta, no Espírito Santo, ao Porto do Açu, no Norte Fluminense. A declaração foi na audiência pública promovida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), realizada em 31 de janeiro, na Firjan, para discutir a viabilidade da obra.

O deputado enfatizou que a implantação da Estrada de Ferro 118 não pode ser vista apenas como uma solução para o retorno de capital investido pelo setor privado, mas como parte de um projeto mais amplo, o “Arco Ferroviário”, que atravessaria todo o estado, unindo municípios como Macaé, Região dos Lagos, Itaboraí, Baixada Fluminense e Nova Iguaçu. Para Luiz Paulo, a concepção do Arco Ferroviário não pode ser fragmentada, pois ele visa integrar grandes distâncias e diferentes polos de produção, o que potencializa o desenvolvimento econômico e social, ela funcionaria como indutora de desenvolvimento.

“O gatilho, criado pelo edital, da extensão da Estrada de Ferro 118 não pode ser o retorno de capital do empresário, porque a ferrovia chamada Arco Ferroviário só funcionará plenamente se estiver completa. O conceito de arco pressupõe grandes distâncias, cortando todo o estado, passando por Macaé, a Região dos Lagos, Manilha, Baixada Fluminense até Nova Iguaçu. Além disso, as ‘flechas’ do arco seriam os corredores logísticos alimentando os portos existentes. A EF118, plena, Isso contribuiria para o escoamento de produtos como grãos, minério de ferro, carga geral, ajudando a retirar caminhões das rodovias e reduzindo impactos ambientais”, afirmou Luiz Paulo.

O deputado também criticou a postura dos que defendem somente a construção da ferrovia de Anchieta (Espírito Santo) até o Porto do Açu, sem considerar a importância da integração completa do projeto. Segundo Luiz Paulo, essa visão limitada ignora o impacto positivo que a extensão da ferrovia teria em termos de desenvolvimento econômico e sustentável para toda a região. Ele defendeu que a estratégia de desenvolvimento do Rio de Janeiro deve ser integrada e voltada para o crescimento sustentável. Tanto é que a EF 118 está no Programa de Aceleração de Crescimento- PAC e no Pedes.

O presidente da Alerj destacou que a EF 118 está incluída no Plano de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado, Pedes. O governador do Estado, o prefeito da cidade do Rio e diversos prefeitos defendem posição similar. O governador reforçou a importância de se considerar não apenas o Porto do Açu, mas a integração regional e os benefícios econômicos e sociais amplos proporcionados pela ferrovia. No dia 5 de fevereiro, conforme noticiado, o governador do Estado e a bancada federal estiveram em audiência com o Ministro de Transportes para sustentar a implantação total no Rio de Janeiro, do trecho EF-118 até Nova Iguaçu.

Deputado Luiz Paulo participa de Audiência Pública na Firjan sobre transporte ferroviário de cargas(veja o vídeo da fala)

O deputado Luiz Paulo participou na última sexta-feira, 31 de janeiro de 2025, da Audiência pública nº 14/2024, na Firjan, promovida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres, ANTT. O encontro reuniu autoridades políticas, como o deputado estadual Luiz Paulo e os prefeitos Wladimir Garotinho (Campos) e Welberth Rezende (Macaé).

A Audiência debateu a implantação da infraestrutura ferroviária no trecho da EF-118 entre Anchieta (ES) e São João da Barra (RJ), bem como a prestação do serviço de transporte ferroviário de cargas no trecho compreendido entre o município de Santa Leopoldina (ES) e Nova Iguaçu (RJ).

“A implantação do chamado trecho sul que sai do Porto do Açu e vai até a baixada Fluminense, é de grande importância para o Estado do Rio de Janeiro e pode representar um avanço essencial para o setor ferroviário, como um grande indutor de desenvolvimento econômico e social e gerando grande integração entre os nossos municípios”, disse o deputado Luiz Paulo que foi coordenador da Frente Parlamentar Pró Ferrovias da Alerj que incluiu emendas na Lei Orçamentária de 2025 e ao Plano Plurianual (PPA).

Em sua participação, Wladimir disse que o projeto sobre infraestrutura e transporte de cargas pela EF-118, apresentado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), não atende às demandas locais e regionais.

O prefeito de Campos ainda destacou que a classe política do Rio precisa se unir, para que os frutos não sejam colhidos apenas pelo Estado do Espírito Santo.

Assista o vídeo da fala do deputado Luiz Paulo aqui neste link:  https://www.youtube.com/watch?v=u0GAGOJcj8s

 

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