Eu, de muito, e o meu partido, PSDB, defendemos que um princípio fundamental que nós não podemos abrir mão sob hipótese alguma é a defesa da democracia, a defesa constitucional da democracia.
E defender a democracia é defender a solidariedade e as liberdades individuais. Infelizmente, nos tempos atuais, alguns países no mundo não abraçam esses conceitos e esses princípios tão fortes da democracia, como é o exemplo de Cuba.
E recentemente esteve aqui no Brasil a blogueira cubana Yoani, que veio mostrar aqui no Brasil que a sua voz contrária à falta de liberdade em Cuba precisava ser ouvida pelo mundo.
E a população brasileira a acolheu com muito carinho porque todos nós estamos acostumados ao contraditório. Alguns segmentos que se imaginam de esquerda quiseram abafar a voz da cubana, da blogueira Yoani.
E não conseguiram porque ela simplesmente afirmou: “Se no meu país houvesse essa contradição, eu não estaria aqui no dia de hoje.”
Então nós do PSDB do Rio de Janeiro, o deputado Otávio Leite, eu e tantos outros companheiros, fomos solidários com os princípios da democracia, da ética, das liberdades individuais e do respeito.
E esses princípios nos levaram a receber com carinho, atenção e cortesia essa figura importante, hoje, da comunicação cubana em rede, que é a Yoani.
E as ruas demonstraram claramente que esse era o sentimento do povo brasileiro, pelo carinho que o povo transmitiu a ela.
Até porque políticos passam, mas a democracia jamais há de passar.