A Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vai debater em audiência publica, o projeto de lei 3.535/2021, de autoria do deputado Luiz Paulo, para instalação do Museu de Arquitetura Urbana do Catete. O museu de percurso, a céu aberto, vai contemplar áreas, espaços, edifícios e paisagens que retratem a diversidade arquitetônica carioca, no âmbito dos bairros da Glória, Catete, Largo do Machado e Flamengo, dos séculos XVI ao XXI, como proposto pelo arquiteto e urbanista Lúcio Costa no processo de tombamento federal das construções no entorno do Palácio do Catete nos anos 60.
A proposta de criação do Museu tem como objetivo expandir os pontos de visitação da cidade, promover um inventário de memórias do patrimônio carioca, tendo em vista a proximidade do 27º Congresso Mundial de Arquitetura, a ser realizado na cidade do Rio de Janeiro.
Além dos integrantes da comissão, foram convidadas para a audiência todas as Secretarias Estaduais e Municipais de Cultura e Turismo e organizações de museus.