A Páscoa e seus princípios, por Luiz Paulo

A Páscoa e seus princípios, por Luiz Paulo

Sra. presidente, deputada Tia Ju, sras. e srs. deputados ainda presentes, e sras. e srs. deputados que nos assistem de forma remota, minhas saudações.

Amanhã, dia 14 de abril é Quinta-Feira Santa, exatamente, porque precede a data importantíssima do cristianismo que se dá na Sexta-Feira Santa, com a crucificação de Cristo Jesus, e, posteriormente, o Sábado de Aleluia e o Domingo de Páscoa, que simboliza a ressurreição.

Maior legado do Cristianismo foi o perdão

O maior legado que o Cristianismo nos trouxe foi o perdão, porque, até o advento de Jesus Cristo, valia a Lei de Talião: olho por olho, dente por dente, e, com o advento da mensagem, da essência do Cristianismo, foi estabelecido o perdão, característica da civilização posterior à vinda de Jesus Cristo.

O Novo Testamento, construído, redigido, publicizado, principalmente pelo apóstolo Paulo, nos trouxe, com as parábolas de Jesus Cristo, um legado de ensinamentos, e a Bíblia é o livro mais lido do mundo e já tem mais de 2022 anos.

A Semana Santa deve ser reflexão sobre comportamento da sociedade mundial

Falo sobre isso, porque a comemoração da morte e da ressureição de Jesus deveria ser sempre uma reflexão sobre o comportamento da sociedade mundial, mas, principalmente, da sociedade ocidental, visto que, em tese, é defensora desses valores. Mas o que a gente está vendo crescer é a guerra, o crime, a desordem, a fome, a miséria, o desrespeito ao meio ambiente, é cada vez mais se cavar um fosso mais profundo das disparidades sociais, antítese do que pregam os valores do Cristianismo.

Primazia do trabalho sobre o capital – primado do Cristianismo

Defendo como sendo os conceitos fundamentais da teologia, do primado, da essência do Cristianismo, a primazia do trabalho sobre o capital. Isso é um primado do Cristianismo. Jesus Cristo era carpinteiro, isto é, trabalhador da carpintaria, assim como era também São José; e os apóstolos também eram profissionais: pescadores, tecelões, todos trabalhadores.

Então, a teologia cristã nos aponta que o trabalho teria que ter primazia sobre o capital, e o que a gente vê nos tempos atuais é exatamente o oposto. Daí vem o desemprego, falta de renda, miséria e fome cada vez cresce mais, e milhões e milhões de dólares sendo gastos em armamento para sustentar guerras fratricidas, como essa, por exemplo, da invasão da Rússia, do Putin, à Ucrânia.

Papa pede mesa de negociação e paz na Ucrânia

Verifico que o Papa, em pronunciamentos sucessivos, tem vindo a público para pedir uma mesa de negociação e a paz na Ucrânia, e o faz com a autoridade que tem por ser o Pastor maior da Igreja Católica Apostólica Romana. É o Papa eleito e escolhido.

Os verdadeiros princípios do Cristianismo

É necessário que, nesta semana que se inicia amanhã com a Quinta-Feira Santa, este tema seja central, o tema do respeito, da dignidade, da distribuição de riqueza, da paz, da harmonia, da solidariedade. Porque esses são os verdadeiros princípios do Cristianismo. Aí é que se respalda a Doutrina Social da Igreja da primazia do trabalho sobre o capital, e que tem todos esses princípios que acabei de enumerar.

Espero que todos possamos fazer essas reflexões e não achar que a Páscoa servirá única e exclusivamente para comer chocolate, para quem pode comprar, ou para festejar feriados.

Deixe um comentário