O deputado Luiz Paulo, nesta segunda-feira, dia 11 de março, compareceu aos cumprimentos a rainha Diambi Kabatusuila, na Alerj, onde recebeu a medalha Tiradentes, a maior honraria entregue pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Coroada como governante do povo Bena Tshiyamba de Bakwa Indu, na República Democrática do Congo, em 31 de agosto de 2016, que está em turnê pelo Brasil.
O Congo faz parte do grupo de países de origem bantu foi uma das primeiras etinias de africanos a chegar escravizada ao Brasil. Desse povo, herdamos palavras, pratos culinários, ritmos musicais importantes para a formação do samba, capoeira e elementos religiosos que favoreceram, a difusão do Candomblé, o nascimento da umbanda e ajudaram a moldar a nossa identidade nacional. Pela primeira vez desde a abolição da escravatura, uma soberana bantu, a Rainha do Congo, Diambi Kabatusulia, veio ao país para visitar seus descendentes.
A visita da rainha Diambi e comitiva, composta por uma princesa, um príncipe e intelectuais, além de valorizar e celebrar povos e tradições africanos, também tem por objetivo promover encontros interculturais.