Deputado critica situação econômica do Brasil: “início de uma recessão”

Na volta das sessões parlamentares, nesta terça-feira (5), o deputado estadual Luiz Paulo (PSDB) afirmou que a economia nacional vive uma situação crítica. “O Brasil está vivendo um novo 7×1, onde é 7% de inflação e apenas 1% de crescimento do PIB. A médio prazo, as expectativas são tristes”, afirmou o parlamentar durante discurso no plenário da Assembleia Legislativa.

destaque-site-lp

Em junho, a produção industrial caiu 1,4% em relação a maio e 6,9% comparada à de junho de 2013, cedeu 2,6% entre os primeiros semestres de 2013 e de 2014 e 0,6% nos últimos 12 meses, em relação aos 12 meses anteriores. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “O Brasil está sofrendo com o desaquecimento da produção industrial”, exclama Luiz Paulo.

De acordo com o deputado, o Governo Federal deve implantar dois “tarifaços” nas contas dos brasileiros: o da energia elétrica e do petróleo. “A presidente Dilma desorganizou o setor e as hidrelétricas estão sendo obrigadas a comprar energia no mercado livre por um preço superior ao que vai vender, isso para cumprir os contratos de entrega de energia”, explica o parlamentar.

De outro lado, para Luiz Paulo, a Petrobrás “vive uma crise jamais vista em seus 60 anos” devido aos casos de “corrupções que tomaram conta da instituição”. “A maior empresa brasileira foi privatizada pelo PT para tratar de seus interesses pormenores”, denuncia Luiz Paulo. A Petrobrás, que já foi autossuficiente, precisa importar o petróleo por um preço mais elevado ao que vende, pois o preço do combustível é controlado pelo Governo. “O rombo da Petrobrás está aumentando cada vez mais”, sentencia.

Luiz Paulo afirma que a população brasileira está sentindo a crise econômica em ações do cotidiano. “O povo vai ao supermercado com o mesmo dinheiro a cada mês e o carrinho acaba saindo com menos alimento”, exemplifica.