Depois de muita discussão entre os líderes partidários e vários secretários do Governo do Estado, foi inserido um parágrafo no Projeto de Lei 2771/2014, que autoriza o Poder Executivo contratar empréstimo junto ao BNDES para a construção da Linha 4 do Metrô, a possibilidade do Estado fazer uma extensão da Linha 4 no Trecho entre o Jardim Oceânico e o Terminal Alvorada.
O autor da proposta é o Deputado Estadual Luiz Paulo (PSDB), que sempre defendeu que o Metrô vá até o Terminal Alvorada. “Conseguimos uma primeira vitória, aceita pelo Governo do Estado, com a autorização para buscar recursos para fazer o trecho do Metrô entre o Jardim Oceânico e o Terminal Alvorada. Esperamos que hajas e o Governo entenda o clamor da população que mora ou trabalha na Barra da Tijuca e não meça esforços para que isso ocorra “, afirma o Parlamentar.
No projeto aprovado nesta semana na Alerj o Governo do Estado foi autorizado a contrair empréstimo de R$ 3,5 Bilhões junto ao BNDES, como adicional ao Projeto de Implantação da Linha 4 do Metrô que vai ligar a Barra da Tijuca a Ipanema.
Abaixo, texto que foi aprovado autorizando o Estado a buscar recursos para a continuação da Linha 4 no Trecho Jardim Oceânico / Terminal Alvorada:
PL 2771/2014
Arte. 5 º O Estado do Rio de Janeiro poderá buscar recursos próprios ou oriundos de empréstimos de para a elaboração de Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Projeto de engenharia:
I – Da Ligação Metroviária de continuação da Linha 4, Trecho Jardim Oceânico / Terminal Alvorada.