O deputado Luiz Paulo afirmou hoje no Plenário que está preparando uma alteração no Regimento Interno da Alerj para que todas as votações sejam nominais, isto é, todos os deputados votem no placar eletrônico do Plenário.
“(Esta) alteração do Regimento Interno, (é) no sentido de que todas as votações passem a ser nominais e não votação simbólica, tipo: “Os senhores que concordam permaneçam como estão. Aprovado”. Porque se o Deputado deu presença no placar e não estava na hora da votação, ele aprovou esse Projeto, ou não? Ninguém, historicamente, vai saber. Em tese sim, pela presença, mas necessariamente não se encontrava no plenário. Na Câmara Federal é pior, porque a Comissão aprova alguns Projetos sem ir a Plenário, o que é ainda mais grave.
Essa questão da obrigatoriedade do voto nominal acabará com essa história de verificação de votação toda hora. Todas as votações, sendo nominais, fará com que os Projetos exijam a presença, que se tenha mais clareza de quem participa, ou não, e de como cada um, de fato, se posiciona.
Como não posso mexer no Regimento Interno da Câmara Federal, posso fazer uma proposta, para o nosso Regimento Interno. É claro que terei muitas dificuldades em aprová-lo, mas sei também que será uma discussão salutar.”