O deputado Luiz Paulo relembrou sua fala antes do carnaval, que estava apreensivo com as festas carnavalescas, pois havia uma falta de planejamento das mesmas. Ao discursar hoje no plenário da Alerj, ele salientou o episódio no bloco mais famoso do Rio, o Cordão do Bola Preta.
“Eu me mostrei preocupado porque não existe, de fato, um planejamento para receber essas grandes multidões e, infelizmente, quase aconteceu um acidente de graves consequências no Cordão do Bola Preta. O bloco recebeu mais de um milhão de foliões sem que sequer tivesse havido um encontro entre a coordenação do bloco e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro no sentido de se estabelecer os devidos limites e a infraestrutura necessária para o desfile do mesmo, inclusive quanto à questão específica do escoamento da população desse evento.
Pelas notícias jornalísticas, verifica-se que essa é uma questão que precisa de uma estratégia de segurança, de escape, de coordenação porque o volume de pessoas é muito grande. Estou retornando com este tema porque felizmente tragédias não aconteceram aqui, mas estiveram na iminência de ocorrer, e isso tem que ser um exemplo para os desfiles e para os eventos futuros, até porque em outras partes do nosso País existem diversos registros de acidentes.”