Saúdo, inicialmente, sras. e srs. deputadas e deputados que nos ouvem e veem de forma presencial ou remota, a sra. intérprete de Libras, que leva a nossa voz aos deficientes auditivos, senhores telespectadores, senhoras e senhores.
A importância do mandato de prefeito para Rubens Bomtempo, em Petrópolis
São 17h50 do dia 14 de dezembro de 2021. Possivelmente, às 19h de hoje, começará o julgamento, no Tribunal Superior Eleitoral, sobre a injusta ilegibilidade que foi dada ao pleito do município de Petrópolis vencido pelo hoje deputado Rubens Bomtempo, do PSB. A população de Petrópolis escolheu democraticamente nas urnas o seu mandatário. Rubens Bomtempo foi eleito prefeito, mas, no meu entendimento, por um erro do Judiciário, foi considerado inelegível. Uma sorte de recursos e contrarrecursos vêm ocorrendo e, agora, em 1º de janeiro de 2022, faz um ano que Rubens Bomtempo já deveria ter tomado posse.
Apesar de não ter o dom do vaticínio, quero imaginar que o TSE hoje fará justiça e reconduzirá o deputado Rubens Bomtempo à prefeitura de Petrópolis, porque, durante esse período de um ano, Petrópolis está com governo provisório, e governos provisórios tomam medidas provisórias e não medidas mais articuladas visando não só ao hoje, mas também ao amanhã.
Então, quero deixar assinalado o nosso acompanhamento desse julgamento. Gostaria muito que, no final do dia de hoje, esse resultado fosse positivo para o deputado Rubens Bomtempo, fazendo justiça ao médico, para que retorne ao local que deveria estar há um ano.
O aumento do GNV é um desastre
Antes de concluir, quero chamar atenção para algo muito grave. Está anunciado para a virada do ano um reajuste do gás natural de 40 pontos percentuais. Isso será uma tragédia para os taxistas que utilizam o GNV, o gás natural veicular, e para todos os outros prestadores de serviço que também utilizam o gás natural veicular. Isso será uma tragédia para todo cidadão morador do estado do Rio de Janeiro que tiver em sua casa gás encanado, que é o gás natural. Isso será uma tragédia para todas as indústrias que produzem energia derivada do gás natural.
Há falta de sensibilidade do governo federal e da Petrobras
Estou reafirmando isso, porque essa notícia, que está transitando pelos jornais, é um absurdo, é uma falta de sensibilidade do Governo Federal e, em especial, da Petrobras em repassar esse gigantesco aumento ao consumidor final, seja o taxista, seja o morador que usa o gás encanado, seja a indústria produtiva que usa o gás natural.
Aumento do gás natural aumentam ou custos e alimenta inflação.
Não ficaremos calados nem deixando de agir. Volto a dizer: quanto mais aumenta o gás natural, mais aumentam os custos e alimenta a inflação. Não aprendeu o governo federal que a inflação deste ano, que estamos prestes a fechar, passará dos 11 %; que a previsão do PIB do ano que vem é inferior a 1%; que a Taxa Selic está na ordem de 9.5%. Por via de consequência, o dinheiro está caríssimo. Comprar no cartão de crédito é morrer enforcado por juros extorsivos. Até mesmo a taxa de juros do empréstimo consignado vai aumentar.
Governo federal é sem rumo e só pensa em reeleição
Esse é um governo sem rumo, que só trata de fato político e só pensa em reeleição. E os fatos políticos de que ele trata, em geral – estou falando do governo federal –, são da destruição ambiental, são de uma falsa agenda de valores, são de temas que prejudicam a saúde pública, enfim, tudo aquilo de que o Brasil não precisa. E não tem nenhum plano de desenvolvimento econômico e social para o estado do Rio de Janeiro nem tampouco para o Brasil como é competência da União.