Resistir e avançar, por Luiz Paulo

Resistir e avançar, por Luiz Paulo

 

Tenho sido instado por muitos sobre o que fazer no presente e no futuro sob o ponto de vista político.

Respondo que temos que continuar intransigentes defensores do Estado Democrático de Direito, da República, do respeito à coisa pública, da justiça social, dentro do ideário socialdemocrata.

Minha vida política iniciou-se na luta contra a ditadura

Iniciei minha vida política nos idos de 1966, ao entrar na Faculdade de Engenharia, na luta contra ditadura, sob risco imenso, função do nosso ativismo no movimento estudantil, período duro e difícil, principalmente entre 1968/1970, quando muitos desapareceram, foram presos, torturados e nossos sonhos e ideais ficaram combalidos. Mas resistimos e a luta continuou.

O ingresso no PDT

Fui forjado, politicamente, no contraditório, na oposição, nos protestos e manifestações de rua. E já se vão mais de 50 anos. Há época, se praticava o bipartidarismo – ARENA e MDB – partidos que considerávamos como sendo o partido do sim e do sim senhor. Aderi à luta partidária nos idos de 1982, com o movimento diretas já e o advento do pluripartidarismo. E já se vão quase 40 anos.

No Rio de Janeiro, o PDT de Leonel Brizola, venceu o pleito de 1982, de forma estupenda, enquanto movimento trabalhista libertário das garras da ditadura e tendo como questão central a educação integral e de qualidade.

Afiliei-me a tal ação reedificante como engenheiro público e contribuí trabalhando na construção do programa dos CIEPs e na passarela do samba.

O trabalho com o prefeito do Rio, Marcello Alencar

Até que, em 1989, fui convidado pelo prefeito eleito Marcello Alencar para ocupar a Secretaria de Obras do Município da Capital, pelas virtudes de engenheiro com vasto conhecimento da infraestrutura da cidade e pela minha militância política e partidária.

O sucesso da gestão de Marcello Alencar

Realizamos, no quadriênio de 1989/92, centenas de obras no Rio, muitas de grande relevância. A gestão do Prefeito Marcello Alencar ficou consagrada como de grande êxito. Em função de tal aceitação pública da gestão de Marcello Alencar, fui escolhido pelo mesmo como pré-candidato a prefeito na sua sucessão. Entretanto, o PDT, optou por outro caminho.

O ingresso no PSDB

Em abril de 1993, saímos do PDT e ingressamos no PSDB. Em 1994, fui candidato a vice-governador com Marcello Alencar, governador. Fomos eleitos. Governamos de 1995/1998. Contribuí, intensamente, na área de infraestrutura para implantar o Metro para Copacabana e Pavuna e construir a Via Light.

Minhas candidaturas

No fim da boa gestão de Marcello Alencar, fui candidato a governador, em 1998. Obtive mais de 1 milhão de votos, mas perdi a eleição, ficando em 3º lugar.

Em 2000, fui candidato a vereador na capital, mas fiquei como 1º suplente com 24.000 votos, visto o partido ter eleito a vereadora Lucinha, com 29.000 votos, e Otavio Leite, com 25.000 votos.

Meus mandatos de deputado estadual

Em 2002, fui candidato a deputado estadual pela primeira vez. Fui eleito por 5 vezes. Em 2002, com mais de 65.000 votos; em 2006, com mais de 45.000 votos; em 2010, com 34.500 votos; em 2014, com, aproximadamente, 40.000 votos e, em 2018, pela 5ª vez, com aproximadamente 50.000 votos.

Registre-se que, em 2008, fui candidato a vice-prefeito de Fernando Gabeira, e fomos derrotados no 2º turno, por apenas 50.000 votos de diferença.

Logo, já disputei 9 eleições, venci 6 (uma majoritária e 5 proporcionais)) e perdi 3 (2 majoritárias e 1 proporcional). Resistir e lutar sempre para a sociedade avançar é nosso lema permanente.

A saída do PSDB

No dia 24/09/20, saí do PSDB. Estou sem partido, mas, em breve, me reposicionarei. 

Resistir e avançar é meu lema na luta pela democracia

Entretanto, a pergunta colocada na inicial se coloca nos tempos atuais de forma muito intensa. O que fazer no campo da política? Resistir e avançar. Resistir contra o negacionismo, o golpismo e a corrupção. Avançar na radicalização da democracia, na luta contra a corrupção, por uma melhor distribuição de riqueza, pelo desenvolvimento econômico com justiça social, por uma educação de qualidade, pela preservação ambiental, pela defesa das minorias, contra os preconceitos e na proteção ao consumidor contra o avanço avassalador da predominância da economia de mercado e o aniquilamento das funções de Estado. Esta é e sempre será minha luta.

 

Deixe um comentário