por Luiz Paulo
Hoje, 14 de julho, na França comemora-se a queda da Bastilha. Neste momento, alguns canais de televisão transmitem de lá concerto ao vivo absolutamente emocionante, ainda mais agora, em que o mundo vive pandemia que mata milhares e milhares de pessoas. E tem expressão artística relevante, porque, em comemoração de data francesa tão simbólica, mostra também o lado mais bonito do ser humano: o lado da criatividade, da harmonia, do bem e da paz, e, principalmente, o lado que quer preservar de todas as formas o Estado democrático de direito. Lembro aqui desta data tão importante para a França e deste momento tão difícil que atravessamos na sociedade mundial, em especial na sociedade brasileira e fluminense.
Temos três vírus mortíferos a nos assolar
Nosso país e, em particular, o nosso estado, são assolados por três vírus mortíferos. O Covid-19, vírus da pandemia, se torna mais grave associado aos vírus da corrupção e da incompetência, que se abateram de forma violentíssima sobre a população brasileira e fluminense. Estes atingiu exatamente a área que deveria estar intacta, pela solidariedade e pelo bem-estar coletivo: a saúde. Não canso de repetir, que corrupção em pandemia é crime hediondo e, como tal, tudo tem que ser investigado a fundo. Mas também a incompetência é criminosa. É preciso que não sobre pedra sobre pedra, atinja quem tiver que ser atingido.
Em 4 meses de isolamento, assistimos a milhares de mortes
Começamos esse isolamento aproximadamente em 17 de março. Estamos completando quatro meses. Nesse período, que foi necessário para preservar a nossa saúde e a de nossos irmãos, assistimos à morte de milhares e milhares de pessoas. Nossos corações estão sofridos e doídos por causa da dolorosa pandemia, mas estão ainda mais revoltos e indignados, porque esta trouxe novamente à tona aquilo que não poderia ocorrer, o devastador vírus da corrupção e da incompetência.
Repulsa pela incompetência e corrupção
Fica aqui este registro de pesar pela pandemia do Covid-19, meu pesar por tantas vítimas, meu pesar que abrangeu e abrange o coração de tantas famílias. Ao mesmo tempo, manifesto minha revolta, indignação, constrangimento, transtorno e repulsa por essa corrupção e incompetência na área da saúde.