Audiência Pública discute novo plano operacional do BRT Transbrasil
Deputado Luiz Paulo, audiência pública, dois de setembro - foto: Jul ia Passos / ALERJ

Audiência Pública discute novo plano operacional do BRT Transbrasil

Depois de oficio enviado no dia 18 de julho pelo deputado estadual Luiz Paulo solicitando uma Audiência Pública  para tratar da Construção do BRT na Avenida Brasil, a Comissão Especial da Região Metropolitana e a Comissão de Transportes realizaram neste segunda feira, 2 de setembro, audiência publica para debater os impactos no trânsito gerados pela construção do BRT Transbrasil, as interconexões em pontos do BRT, onde o trânsito impacta a Baixada Fluminense e o Leste Fluminense.

A Avenida Brasil é o portão de entrada do Rio de Janeiro e faz conexão com a Rodoviária, que recebe os ônibus que chegam da Rodovia Presidente Dutra, com os que vem de Juiz de Fora, da Baixada Fluminense, da ponte Rio Niterói, com BRT e com metro. É necessário que estas interconexões estejam bem claras e definidas. É impossível imaginar que em agosto de 2020 as obras do BRT estejam prontas. É necessário um plano operacional para articular a mobilidade urbana no eixo Rio-Baixada-Niterói”, disse o parlamentar Luiz Paulo, membro da Comissão Especial da Região Metropolitana.

Segundo o Secretário de Estado de Transportes, as reuniões para adequação do plano operacional já estão acontecendo. “Estamos adequando o termo de referência para contratações dos estudos. Estamos aperfeiçoamento e o próximo passo será a Prefeitura do Rio lançar a licitação para contratar a elaboração dos estudos. Não há como contratar um bom estudo sem um termo de referência bem elaborado. Ficou patente nesta audiência pública as múltiplas facetas que esse plano precisará ter, pois há a questão das linhas municipais, as de média distância, de longa distância, das linhas intermunicipais metropolitanas, linhas interestaduais e internacionais. Todas elas precisam conviver de maneira harmoniosa na Avenida Brasil”, destacou.

 

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