A Comissão Especial da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) que acompanha a construção do Porto do Açu, localizado no município de São João da Barra, no Norte fluminense, recebeu nesta sexta-feira (11/11), representantes da empresa EBX, responsável pelo empreendimento, da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O foco desta reunião foi a apresentação das atividades socioambientais que estão sendo feitas na área em torno do porto.
O Diretor de sustentabilidade da EBX, Paulo Monteiro, mostrou dentre outros dados, que serão 9 mil hectares de área industrial e o dobro de área verde. Anunciou ainda que a empresa está empenhada em restabelecer a fauna e flora local, com uma área de reserva privada, em torno de 4800 hectares e que existem cerca de 200 programas de cunho social e ambiental.
Explicou ainda que a EBX está trabalhando em 4 eixos fundamentais de fluxograma de sustentabilidade, um a mais que o tradicional: social, econômico, ambiental e cultural. Este ultimo foi implantado para que o choque cultural não seja muito grande, como perguntou o deputado Luiz Paulo, uma vez que as pessoas não estão acostumadas com todas as novidades tecnológicas que a EBX está levando ao local.
O deputado ainda questionou se haverá uma transição entre a agricultura de subsistência a qual os moradores estão acostumados e a agroindústria que passará a vigorar. Monteiro respondeu que sim, que a proposta é atuar dentro da cultura local e aos poucos ir migrando para o aumento da produção. Salientou que trata-se de uma questão de evolução.
O diretor mostrou também as atuações na área ambiental, como recuperação da mata atlântica, preservação de espécies e parceria com o projeto TAMAR.
O representante da secretaria de agricultura Ronaldo Soares, citou projetos que já estão implementados, como as mandalas adaptáveis para permitir a produção em todas as épocas.
Foi levantado pelo deputado, as questões de licenciamento por parte do INEA, representado por Antonio Carlos Gusmão, que afirmou haver licenças em cima de todas as atividades no município de São João da Barra e entorno.
A comissão fará uma visita técnica ao Porto do Açu na próxima sexta-feira dia 18 de novembro.