Enquanto as Forças Armadas estiverem auxiliando o Estado do Rio de Janeiro no patrulhamento das ruas e vias expressas até o dia 31 de dezembro 2018, proprietários de veículos podem optar pela não utilização da cadeira em crianças até sete anos e meio. A medida está prevista no projeto de lei 3287/2017, do deputado estadual Luiz Paulo.
“Esta iniciativa tem como objetivo preservar a vida das crianças, que em muitas das vezes, acabam ficando presas às cadeirinhas e sendo levadas por bandidos durante assaltos. É uma alternativa temporária que objetiva garantir uma segurança aos pais e à criança, maior do que a própria cadeirinha poderia oferecer”, afirma o parlamentar.
A medida nasce por força da grave crise na segurança pública enfrentada pelo estado do Rio de Janeiro, onde cotidianamente é registrado casos de crianças que acabam sendo levadas por marginais durante assaltos, impedindo aos pais de retirarem os filhos que se encontram nas cadeirinhas.
O projeto prevê que o condutor que optar por transportar a criança sem a cadeira deverá aumentar a atenção referente à direção defensiva. O condutor passa então a ter que optar pela possibilidade de ser multado ou correr o risco de ver seus filhos sendo levados no caso de uma ocorrência dessa natureza.