3 ª guerra mundial, alta demanda por petróleo e o silêncio da direita e esquerda sobre a guerra, por Luiz Paulo

3 ª guerra mundial, alta demanda por petróleo e o silêncio da direita e esquerda sobre a guerra, por Luiz Paulo

Sra. presidente, deputada Tia Ju, quero primeiramente saudar o sempre deputado Chicão Bulhões, nosso companheiro de jornada e que hoje está incumbido de ser o secretário de desenvolvimento econômico do município da capital; cumprimento as sras. e srs. deputados que nos ouvem e veem, de forma presencial ou remota; cumprimento os telespectadores e, em especial, o nosso intérprete da linguagem de libras, que leva a nossa voz aos deficientes auditivos.

Vivemos a 3ª guerra mundial

Sob o ponto de vista da economia global, conversava isso com o deputado Chicão Bulhões, já estamos vivendo uma 3ª Guerra Mundial. Com o processo de modificação da estrutura econômica mundial, a partir da invasão da Rússia à Ucrânia e os bloqueios que a Rússia sofre, um dos três impérios econômicos, junto com a China e os Estados Unidos, a economia não será mais a mesma, não é só no Brasil, não, no mundo. O petróleo, ontem, bateu 127 dólares o barril.

A demanda da procura de petróleo é maior que a oferta

Lembro-me de que, no orçamento de 2022, nas previsões corretas avaliadas pela secretaria de planejamento, com o auxílio dos indicadores do Banco Central, salvo erro de memória, a cotação média de 22 era de 65 dólares. Então, praticamente, já dobrou. Mas não é só questão de preço, mas de oferta. A demanda da procura é maior do que a da oferta, porque demanda é oferta e procura.

Procuro demonstrar que tudo que imaginávamos e tínhamos algumas seguranças em termos de economia globalizada, isso tudo está sofrendo processo de modificação imenso em um ano eleitoral.

Nem a direita orgânica, nem a esquerda orgânica se manifestam

Por isso, tenho vindo aqui todos os dias, porque não verifico que a direita orgânica do parlamento esteja analisando isso ou querendo emitir opinião sobre tal tema, como também não vejo a dita esquerda orgânica do parlamento se posicionar sobre tal tema, como se invasão pudesse ter algum tipo de justificativa de simpatia ou, até, de ranço ideológico. Neste caso específico, não há qualquer dúvida: quem invade é a Rússia; quem sofre a agressão é a Ucrânia.

Ontem, discursei que já eram 1,5 milhão de refugiados: crianças, mulheres e idosos, porque os homens estão requisitados para a frente da batalha. Essas mulheres que são as mães das crianças. 

5% da população ucraniana são refugiados 

Ontem à noite, soube que já são dois milhões de refugiados que, numa população ucraniana de 40 milhões, são 5%. É muita gente. Isto em apenas 13 dias, hoje, entramos no 14º dia.

Queria aqui fazer este registro, porque considero necessário que este tema tomasse conta do parlamento. A economia submergirá depois dessa catástrofe. Como é que essa ordem econômica mundial vai se estabelecer? Como é que vai se estabelecer essa nova ordem econômica no estado do Rio de Janeiro e no nosso país? É um período absolutamente fértil.

Devolvemos 48% do nosso gás 

Quero dar um exemplo: estamos reinjetando, hoje, 60% do gás produzido. Desses 60%, aproximadamente 20% têm que ser reinjetados e queimados, porque é o CO2 – 20% de 60 dá 12 – então, devolve-se para o subsolo 48% do nosso gás. Só que tem o desafio do combustível gás, principalmente para as indústrias, e tem o desafio enorme de não se poder aproveitar esse gás, porque, nas prioridades da Petrobras, não tem a construção do aumento dos dutos, que chamam lá popularmente de rota. 

E o combustível fóssil?

De outro lado, Biden reafirma que é chegada a época de se dar um basta para o combustível fóssil. E como está esse nível de discussão aqui? Nenhum. Aqui se discute, assim mesmo pela reação que tiveram o parlamento, a prefeitura e outros atores, como privatizar o aeroporto Santos Dumont e liquidar o Galeão – o governo federal quis discutir isso.

Deixe um comentário